
Foto: Câmara de Vereadores
Gabrielenses que se formaram em curso de garçom, com apoio da Câmara de Vereadores, já estão arrumando emprego
O curso gratuito de garçons e garçonetes que a Câmara de Vereadores de São Gabriel promove juntamente com o projeto Pró-Futuro Veríssimo Dias conquistou mais uma parceria de peso. Na última segunda-feira começaram os estágios dos alunos da terceira turma do curso em restaurante na região central da cidade, o Marechal Pub. Os alunos que se formam nas aulas teóricas têm a possibilidade de sentirem na prática o dia a dia do trabalho de um garçom. Segundo o mentor do curso, Veríssimo Dias, as proprietárias do estabelecimento têm elogiado a atuação dos jovens alunos que são muito bem preparados para o atendimento.
- A resposta dos clientes foi imediata, nós recebemos muitos elogios afirmando que os alunos são muito bem preparados - afirma Veríssimo.
Jovens de Restinga Sêca terão curso sobre empreendedorismo
No total, com esta terceira turma, o curso está capacitando aproximadamente setenta pessoas para atuarem no mercado de trabalho e pretende abrir novas inscrições para continuar atendendo o máximo de pessoas interessadas de todos os bairros da cidade.
- Esta é uma iniciativa inovadora da Câmara de Vereadores. É a primeira vez que conseguimos trazer um curso gratuito que beneficie diretamente a comunidade. É muito gratificante ver que muitas dessas pessoas já estão empregadas e conseguindo complementar o rendimento financeiro da sua família - comenta o presidente do Legislativo Municipal, Vagner Aloy (PSDB), o Maninho.
Interior de Agudo ganha placas para identificar pontos turísticos
A formatura da segunda turma do curso gratuito para garçons e garçonetes ocorreu neste mês com a entrega de diplomas para 25 formandos. O projeto já formou mais de 50 profissionais em duas turmas, dos quais 12 já estão empregados.
OUTRA INICIATIVA
A pedagoga Ivanilda Matias visitou Aloy esta semana para apresentar um projeto para incentivar a inserção dos jovens gabrielenses no mercado de trabalho. Ela identificou a existência de grande evasão de jovens dos cursos técnicos na cidade e verificou que os órgãos responsáveis por realizar contato dos estudantes com as empresas têm apresentado pouco resultado.
- Muitos desses estudantes acabam abandonando os cursos porque acabam arrumando um emprego que vai lhes oferecer um retorno financeiro imediato, porém muitas vezes temporário - observa Ivanilda.
Agudo espera visitantes da região para festa e feira que vão até domingo
Segundo a pedagoga, é preciso incentivar os jovens a pensarem no futuro para construírem uma carreira profissional. Durante a reunião foram definidos alguns passos para aproximar empresa e aluno. Conforme o presidente da Câmara, será lançada uma cartilha informando aos empresários os benefícios da lei do primeiro emprego e, depois, será realizada uma campanha para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho.
*Com informações do Caderno 7 e da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de São Gabriel